Livro Vida de Caminhoneiro

quinta-feira, 22 de março de 2012

FRASES NO PARA-CHOQUE


 Desde pequeno em viagens com meu pai, já me divertia lendo frases na traseira dos caminhões pelas estradas. Eram frases robustas, amorosas, religiosas e até debochadas, mas muito legais.
       
Quando eu comecei a trabalhar como motorista, a primeira coisa que fiz foi escrever uma frase no lameiro do caminhão.
Muitas das frases que escrevi ao longo de minha profissão, fizeram muito sucesso e arrancavam gargalhadas, até elogios de algumas pessoas.
Com dezoito anos de idade, ainda tinha uma aparência de moleque e não parecia nem de longe um caminhoneiro. Foi aí que nasceu a ideia de escrever uma frase engraçada no lameirão do caminhão de meu pai.
            A frase dizia assim:PERIGO! Criança no volante”, cada vez que eu ultrapassava alguém na estrada, este vinha e me ultrapassava novamente, para me ver ao volante e cair na risada.  
Sempre me diverti muito com a minha profissão e com as frases que já escrevi.
Também já escrevi frases sérias e ameaçadoras no estilo de ser bruto.
             “Não julgue um homem pelo seu tamanho, mas sim pelo seu caráter”, foi uma frase minha em um dia de desabafo para o mundo, em tempos de rebeldia, claro.   
Escrevi na frente do caminhão assim: Saia da frente” e na traseira: Se não eu passo por cima”, coisas de quem queria intimidar pelo tamanho do bruto, apenas por brincadeira, pois sempre respeitei a todos com muita educação pelas estradas do Brasil.
             Já escrevi: Interceptor, Predador, Só na Moral e nos tempos do sucesso do funk, Tá dominado, tá tudo dominado, frase que fazia o maior sucesso quando eu estava no Rio de Janeiro.  
Também escrevi frases religiosas: Rogai por Nós, Comigo no volante e com Deus a todo instante, Leia a Bíblia, Agradeço ao Senhor e muitas outras. Também dei uma de jovem, pois eu era mesmo: Jovem não dorme, dá um tempo, Comando jovem, Juventude maluca.
E por ser capoeirista, sempre em todos os caminhões em que trabalhei, escrevi bem no meio da carroceria: 100% CAPOEIRA, sempre com meu nome ao lado, Jean C. de Andrade.

Frase é algo muito legal, pois permite que possamos nos comunicar e nos expressar, mostrar de certo modo quem nós somos e do que nós gostamos, isto já se tornou uma cultura para os caminhoneiros. Que caminhão não tem uma frase por menor que seja? É sempre o caminhoneiro querendo se expressar para o mundo, avisando que ele está ali e que é um amigo.
             Cada frase causa um sorriso para quem está lendo ou mesmo um momento de oração, com a lembrança de Deus ou da família. Desperta sentimento de indignação com nossos governantes, com frases que puxam a orelha de políticos corruptos.

             Uma vez ouvi uma história e achei muito engraçada, um motorista escreveu assim: Não gosto de polícia, quando foi parado por um policial, que lendo a frase e logicamente não gostando nada, exigiu que o motorista apagasse a frase naquele momento, por estar acuado pelos policiais, o motorista apagou ali mesmo. Em outro dia, o mesmo policial parou-o novamente, para ver se ele não tinha reescrito a frase, sabe o que ele escreveu? Apagar eu apaguei, mas que eu não gosto, eu não gosto mesmo! Foi um desabafo muito engraçado que demonstrou todo sentimento daquele caminhoneiro. Vejam algumas frases que já vi estrada afora:

Mulher é igual à abelha, dá mel ou ferroadas.

Há males que vêm pra piorar.

A coisa fica preta se o beijo for entre duas carretas.

Nem todos podem ser grandes, mas todos podem ser bons.

Por que o orgulho se o futuro é a morte?

Beijo não é cultura, mas vale a pena conhecer várias línguas.

De nada adianta ter barriga de tanquinho se a torneira é pequena.

Macho que é macho come perereca, mas às vezes engole sapos.

Não ande mais rápido do que seu anjo possa acompanhar.

Quando soube que seu passado era fogo nosso amor virou cinza.

Não dirija dormindo para não deixar chorando quem te espera sorrindo.


                 Estas são algumas frases, de milhares que já li, haverá outras ainda. Quando você alcançar um caminhão, leia a frase e se for legal, buzine e cumprimente, o caminhoneiro, com certeza vai gostar.
.
CONHEÇA O LIVRO DO ESTRADEIRO NESTE LINK: 
https://www.clubedeautores.com.br/livro/vida-de-caminhoneiro#.XKtwLFVKjIU  

8 comentários:

  1. sou do RS gostei muito das frases de seu relato meu marido tambem e caminhoneiro e todo dia dia peco a DEus para abencoar todos vcs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado querida Leitora,fiquei muito feliz com seu comentário,sou escritor com vários Livros publicados,mas ainda me dedico á vida estradeira viajando por todo Brasil,a estrada é difícil,é cansatitva, é perigosa, mas também é maravilhosa,continue sempre rezando por todos nós,desde já, um forte abraço e que Deus abençoe sempre, você e toda sua família. atenciosamente Jean C. de Andrade. :)

      Excluir
  2. Apesar dos perigos e tudo q deixa para traz, alguns carregam um sorrizo no rosto. Um dia me apaixonei por um e nunca mais o tirei do coração.

    ResponderExcluir
  3. Realmente é uma vida de perigos, mas também de liberdade e alegrias, sendo que sempre estamos sorrindo, obrigado por comentar seus sentimentos.. abção!!!

    ResponderExcluir
  4. Desde que nasci, vivo dentro de caminhão, todo dia rezo pedindo pra conseguir me torna um caminhoneiro, já que toda minha familia tá contra, eu peguei essa paixão por conta do meu avô, eu tive com ele nas horas boas com a galera do trecho, me deram até um apelido, me chamavam de co-piloto, mas por imprudência de alguns me fizeram separar da minha maior paixão, um boiadero parou em cima de pista 7:00 da noite e apagou as luzes, eu e meu avo estavamos em um contelation 24-250 camara fria com 14 toneladas, batemos, meu avo ficou preso nas ferragens o caminhão quase pega fogo mais graças a DEUS conseguirão tirar ele,

    ResponderExcluir
  5. isso foi em 21/01/2011 ele quebrou o femu e teve que parar por ter perdido o movimento da perna direita,eu não tive nenhum aranhão por estar dormindo atras do banco dele e ate hoje não entrei em um caminhão, mais se DEUS quiser em 2018 daqui a quatro anos tirarei minha carteira e voltarei pra onde nunca deveria ter saido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo (anônimo) que barra hein, a vida de caminhoneiro é feita de liberdades e alegrias, mas também esconde vários perigos, graças a Deus seu avô saiu bem desta, eu estou já com 20 anos de profissão, em meu primeiro ano como motorista, ainda com 18 anos, eu sofri também um grave acidente que quase me tirou a vida, fraturei a bacia e fiquei um ano me recuperando, assim que me restabeleci, voltei para as estradas e assumi com muita seriedade meu sonho, logicamente com mais cuidado e sabendo que a vida é feita de surpresas, precisamos estar preparados para elas, espero que você realize seu sonho meu amigo, seja um caminhoneiro ajuizado e responsável, estou torcendo por você e ainda espero te encontrar pelo trecho... Um grande abraço!

      Excluir
  6. Faça da Sua Modulação a Sua Própria Imagem

    ResponderExcluir