Livro Vida de Caminhoneiro

quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

10 DICAS DE SEGURANÇA - Respeite o Caminhoneiro


Postagem vinculada no Site  PÉ NA ESTRADA
 http://www.penaestrada.com.br/noticias/mostrar/250

10 coisas que todo motorista de carro deveria saber sobre caminhões antes de pegar a estrada

1 – Eles são mais lentos
Pode reclamar, ficar bravo, espernear, mas não tem o que fazer, a velocidade máxima permitida por lei para um caminhão é  90 km/h, logo, não importa se a pista permite que o carro vá a 120, quando um caminhão for ultrapassar outro veículo, ele deverá ir, no máximo, a 90 km/h. Por isso, tenha paciência, não dê farol alto, não buzine, não xingue. Muito melhor um caminhão que respeita esse limite que um em alta velocidade colocando todos em risco.

2 – Menos agilidade

Claro, afinal, são muito maiores. Por isso, se um caminhão começar uma manobra a sua frente, não aumente a velocidade para impedir que ele continue, não jogue o carro pra cima, apenas tenha paciência, já já ele volta pra pista dele, até porque, se ele for pego fora da faixa da direita sem um motivo, ele leva multa, então assim que ele terminar a manobra ou a ultrapassagem, ele deve voltar pra sua faixa, e você pode seguir sua viagem.

3 – Eles são mais altos

E, por esse motivo, as vezes, a faixa da direita pode ser um problema, principalmente quando as árvores da lateral da pista não são podadas corretamente. Aí, para não chocar o caminhão com algum galho, o motorista pode recorrer à faixa do meio. Por isso, quando um caminhão invadir a faixa do meio aparentemente sem motivos, dê uma olhada em volta antes de julgá-lo.

4 – Eles sentem mais os buracos da pista

E esse é outro motivo que faz com que eles, as vezes, fujam da faixa da direita, que costuma ser mais irregular. Se o motorista está arriscando tomar multa e andando na faixa do meio, ele deve ter um bom motivo pra isso, que também pode ser faixa da direita muito estreita, pedaços de outros veículos no acostamento e tantas outras coisas.

5 – Eles enxergam mais longe

Você pediu passagem (dando seta para a esquerda e não farol alto) e o motorista respondeu com seta pra esquerda também? Entenda o sinal. Ele não quer ultrapassar outro veículo antes de você. O mais provável é que ele, por ver mais longe, esteja vendo outros veículos vindo na direção contrária e está te sinalizando que se você fizer a ultrapassagem agora, pode se envolver em um acidente. Quando ele der seta para a direita, aí estará indicando que o caminho está livre.

6 – Eles, provavelmente, estão dirigindo há horas

E podem estar cansados, sob pressão. Podem ter sido desrespeitados pelo encarregado, porteiro, carregador, policial, e por isso podem estar estressados. A atividade de motorista de caminhão é uma das que mais causa adoecimento no Brasil, por isso, tenha paciência, não provoque, não xingue, respeite essa atividade.

7 – Eles estão levando a mercadoria que você vai usar

Se você acha que caminhões atrapalham o trânsito, então imagine você tendo que ir na horta buscar suas verduras e legumes, na roça buscar seu arroz, no pasto buscar sua carne e até pro Pará buscar seu açaí, será que dá? Não, não dá. Então, se você ajuda a provocar um acidente com um caminhão, é a sua mercadoria que não vai chegar ou que chegará mais cara.

8 – Eles são ainda mais lentos na subida

Você está vindo tranquilamente atrás de um caminhão a 90 km/h, aí começou uma subida e a velocidade do caminhão caiu pra 60 km/h. O que você faz? Sair pela esquerda no momento mais seguro é a melhor opção. Não é porque o motorista quis. Ele bem que preferiria continuar a 90, mas a maior parte de nossos caminhões são antigos e podem perder até 50% da sua velocidade numa subida. Por isso, não fique bravo, se vir que lá na frente tem uma subida, já saia de trás do caminhão antes ou diminua sua velocidade, evitando batidas traseiras ou colisões laterais ao tentar ir pra esquerda quando já estiver em baixa velocidade.

9 – Eles têm mais pontos cegos

Pense nos pontos cegos do seu carro, que tem mais ou menos uns 4 metros de comprimento. Agora imagine um caminhão com 15 metros. Os pontos cegos são muito maiores. Existe uma regra que ajuda muito os motoristas de carro: se você consegue ver o condutor de um caminhão, ele também consegue te ver. Ou seja, se você colar na traseira de um caminhão, não verá o condutor, aí ele também não te vê e um acidente pode acontecer (sem falar que é obrigatório por lei manter distância segura do veículo da frente). O mesmo vale para quando você estiver na lateral do caminhão ou quando ultrapassá-lo, não volte para a faixa colado nele, dê espaço para ter certeza que o caminhoneiro te viu entrando na frente dele.

10 – Eles precisam de (muito) mais espaço para frear

Você está trafegando a 80 km/h e decide que é um bom momento para ultrapassar um caminhão. Dá uma olhada rápida e vê que tem um espaço entre os dois caminhões a sua frente. Acelera, passa o caminhão, entra na frente dele e freia para não colidir com o da frente. Freia na certeza que o caminhoneiro vai frear também. Mas o que muita gente não sabe é que enquanto um carro comum, a 80 km/h, precisa de mais ou menos 40 metros para frear, um caminhão com 40 toneladas de carga precisa de 98 metros para parar, já um com 60 toneladas vai precisar de 108 metros. E tudo isso ainda pode variar de acordo com as condições da via, o tipo de carga carregada, a tecnologia do caminhão e tantas outras variáveis que fica muito difícil para o motorista de carro avaliar tudo isso em milésimos de segundo, quando decide ultrapassar. Por isso, só ultrapasse quando tiver certeza que é seguro.


Bônus: Eles são, em sua maioria, gente boa

Todo mundo tem uma história pra contar de um caminhoneiro que fez uma besteira na estrada, mas todo mundo também tem uma história de médico ruim, eletricista ruim, garçom ruim e por aí vai, ou seja, em todas as profissões tem gente boa e gente ruim. Sempre que você vir um caminhão fazendo loucura na pista, olhe em volta e veja quantos outros estão andando corretamente. Quem anda corretamente não chama atenção, por isso ficamos com a impressão que motorista de caminhão “é tudo louco”, mas não são. Use a experiência e perícia que eles têm. Comunique-se com eles no trânsito de forma amigável e verá como eles podem contribuir para uma relação mais segura e tranquila no trânsito.

(Por Paula Toco)





sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

COMPANHEIROS DO TRECHO - VIDA DE CAMINHONEIRO

Kody 


Márcio Maluquinho


Tiago 


Cristiane (Esposa de Tiago)


João Lúcio (Pai)


Luiz (Cigano)


José Antonio (Zé Trovão)


Jean C. de Andrade (Terremoto)


Jorge (Jorginho)


Fernando Volpato (Gaúchinho)

Conheça o Livro - Vida de Caminhoneiro neste Link:


segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

AO AMIGO ESTRADEIRO (Maguila)

Homenagem ao amigo,Primo e  Padrinho, um caminhoneiro, um violeiro piadista, Janilton Andrade, (Maguila) 




Assista no YouTube  http://youtu.be/HKN0oVAzYz0

segunda-feira, 27 de outubro de 2014

PASSANDO NA ANTIGA LINHA FERROVIÁRIA

Nessa vida de caminhoneiro, tudo se torna uma aventura...


No Vale do Mucuri, Norte de Minas Gerais, uma antiga linha ferroviária se tornou estrada, com direito á túnel e paredões de pedras ...
.
VIDA DE CAMINHONEIRO NESTE LINK:
 https://www.clubedeautores.com.br/livro/vida-de-caminhoneiro#.XKtwLFVKjIU

segunda-feira, 5 de maio de 2014

MORRE UM COMPANHEIRO DE POUSO ALEGRE/MG


               Condutora envolvida apresentava sinais de embriagues, diz a polícia. O motorista Ednilson Bento de Souza, 41, morador em Pouso Alegre (MG), morreu após um acidente ocorrido na rodovia SP-340 (Mogi Guaçu/Aguaí), na madrugada desta segunda-feira (5). Ele dirigia o caminhão Ford Cargo, prata, carregado de batatas, em direção a Mogi Guaçu, quando colidiu contra a traseira do carro Honda Civic, prata, placas de Mogi Mirim, dirigido por Eliane Maria Rodrigues Aranha, 41, moradora do Jardim Scomparim. O acidente aconteceu à 1h20, no quilometro 179, perto do trevo de Estiva Gerbi (SP).
Com a batida, os dois veículos foram parar no canteiro central sendo que o caminhão tombou sobre o carro. O motorista morreu na hora e o corpo dele ficou preso nas ferragens da cabine. A equipe de resgate da Renovias (empresa que administra a rodovia) socorreu quatro ocupantes do carro e pediu ajuda aos Bombeiros, que desencarcerou o corpo do motorista do caminhão enquanto o resgate era realizado.
Eliane e os demais ocupantes tiveram ferimentos leves e foram encaminhados até a Santa Casa de Mogi Guaçu (SP). Porém, quando os Policiais Rodoviários Zoubaref e Barros chegaram ao hospital apenas dois passageiros do carro foram identificados: o mecânico Claudeir Bomiol, 25, morador do Seac, e o técnico de futebol Márcio de Azevedo, 44, morador do Residencial Europa, ambos em Mogi Mirim.
Segundo a equipe médica, Eliane e um terceiro homem, que não foi identificado no boletim de ocorrência, já haviam deixado o hospital. De acordo com a polícia, ainda na unidade médica, constatou-se que a mulher apresentava sinais de embriaguez.
O local foi periciado e o boletim de ocorrência foi registrado no plantão Permanente da Polícia Civil, que instaurou inquérito para apurar a causa do acidente.

Entre os três ocupantes do Honda Civic, estava o ex atacante do Corinthians e Mogi Mirim "Leto" e sua esposa, eles não se feriram, um dos ocupantes ficou ferido.



















Informações do G1 e do Portal Mogi Guaçu
http://pousoalegre.net/noticia/2014/05/caminhoneiro-pousoalegrense-morre-em-acidente-com-ex-idolo-corinthiano/

http://www.portalmogiguacu.com.br/beta/materia.php?id=903

quinta-feira, 24 de abril de 2014

GUERRA NO BRASIL

Guerra no Brasil

Não adianta disfarçar, por mais que a mídia tente não conseguirá  esconder a realidade que á muitos anos impera no Brasil, principalmente no  Rio de Janeiro. Estamos em guerra, isto é fato, não tem como culpar uma corporação policial inteira por frequentes mortes que acontecem á todo momento no Estado do Rio De janeiro, pessoas inocentes convivem com bandidos cruéis, inevitavelmente  alguns vão morrer, estamos assistindo de camarote isto acontecer, o último foi o DG, repercussão? Claro! Ele era conhecido, trabalhava em um Programa de TV na Rede Globo. Quantos desconhecidos morrem todo dia no Rio de Janeiro? Muitos!

Policiais corruptos convivem com marginais e se tornam também  aliados, o que fazer? Isto acontece á muitos anos, o governo se acomoda e só faz algo quando alguém conhecido se torna vítima,  estamos nos aproximando de uma copa do Mundo,  seremos o centro das atenções, o Brasil é citado á todo momento em outros países  como uma nação passiva e que apenas assiste a decadência de seu povo, só quer saber de festas e futebol, isto precisa mudar, nossos filhos merecem crescer e ter uma perspectiva  melhor de vida, nosso Brasil está inseguro, estamos com medo, nossos governantes empurram a sujeira para debaixo do tapete, até quando? Quantos ainda precisam morrer?

Meu primeiro livro “Vida de Caminhoneiro” relata acontecimentos vergonhosos no estado do Rio de Janeiro, fatos que presenciei,  por ter relatado em livro, fui criticado por alguns cariocas, infelizmente é fato, foram vividos por este autor, estive em tiroteios, já vi corpos sendo jogados na rodovia chegando á cidade do  Rio, já fui explorado por policiais na Avenida Brasil, já fui extorquido e me vi no meio de um tiroteio na mesma Avenida Brasil na cidade do Rio de Janeiro, (Citado nas Págs.19,20 e 107 do Livro Vida de Caminhoneiro).

Não há como negar, estamos em guerra, a insegurança é constante e temos medo á todo momento, esta é a indignação com o governo, a copa seria uma maravilha, se com ela melhorias acontecessem, tanto na saúde como na segurança e transporte público, não somente estádios, este é o ponto, gastar Bilhões com estádios e deixar o seu povo necessitado morrer nas periferias, quando digo povo, também incluo policiais de bem que estão trabalhando. Até quando? Quantos DGs  ainda precisam morrer para alguém tomar alguma iniciativa?

Termino com esta pergunta!

(Jean C. de Andrade Poeta e escritor)
https://www.clubedeautores.com.br/authors/11605 autor com vários Livros publicados no Clube de Autores...
Blog Oficial do autor: http://profjeanandrade.blogspot.com/

Página Oficial http://www.facebook.com/janadrade