Neste espaço o Escritor Jean Carlos de Andrade apresenta com muito orgulho o seu primeiro trabalho literário,Vida de Caminhoneiro. Um livro verdadeiro, com fatos engraçados e também emocionantes da vida de um estradeiro brasileiro, fatos e relatos enaltecendo aqueles que carregam o progresso nas costas... Os estradeiros de nosso Brasil.
segunda-feira, 9 de março de 2015
VIDA ESTRADEIRA
Nesta Longa Estrada da Vida...
VIDA DE CAMINHONEIRO NESTE LINK:
https://www.clubedeautores.com.br/livro/vida-de-caminhoneiro#.XKtwLFVKjIU
quarta-feira, 4 de março de 2015
VAI COM DEUS ZÉ RICO
Vai com Deus José Rico, vai aonde tudo é muito mais bonito, onde Deus te espera com imenso sorriso, na longa estrada das estrelas, rumando sentido ao infinito...
Vá e deixe aqui a saudade, de uma voz que só cantou a verdade, emocionou o mundo, pessoas da roça e também da cidade.
Esta é uma singela homenagem de um trabalhador brasileiro,alguém que te ouvia o tempo inteiro, fazendo horário como todo estradeiro, se emocionando com as suas canções, vivendo uma "vida de caminhoneiro".
"VAI COM DEUS ZÉ RICO"
(Jean C. de Andrade autor do Livro Vida de Caminhoneiro)
quarta-feira, 21 de janeiro de 2015
10 DICAS DE SEGURANÇA - Respeite o Caminhoneiro
Postagem vinculada no Site PÉ NA ESTRADA
http://www.penaestrada.com.br/noticias/mostrar/250
10 coisas que todo motorista de carro deveria saber sobre caminhões antes de pegar a estrada
1 – Eles são mais lentos
Pode reclamar, ficar bravo, espernear, mas não tem o que
fazer, a velocidade máxima permitida por lei para um caminhão é 90 km/h, logo,
não importa se a pista permite que o carro vá a 120, quando um caminhão for
ultrapassar outro veículo, ele deverá ir, no máximo, a 90 km/h. Por isso, tenha
paciência, não dê farol alto, não buzine, não xingue. Muito melhor um caminhão
que respeita esse limite que um em alta velocidade colocando todos em risco.
2 – Menos agilidade
Claro, afinal, são muito maiores. Por isso, se um caminhão
começar uma manobra a sua frente, não aumente a velocidade para impedir que ele
continue, não jogue o carro pra cima, apenas tenha paciência, já já ele volta
pra pista dele, até porque, se ele for pego fora da faixa da direita sem um
motivo, ele leva multa, então assim que ele terminar a manobra ou a
ultrapassagem, ele deve voltar pra sua faixa, e você pode seguir sua viagem.
3 – Eles são mais altos
E, por esse motivo, as vezes, a faixa da direita pode ser um
problema, principalmente quando as árvores da lateral da pista não são podadas
corretamente. Aí, para não chocar o caminhão com algum galho, o motorista pode
recorrer à faixa do meio. Por isso, quando um caminhão invadir a faixa do meio
aparentemente sem motivos, dê uma olhada em volta antes de julgá-lo.
4 – Eles sentem mais os buracos da pista
E esse é outro motivo que faz com que eles, as vezes, fujam
da faixa da direita, que costuma ser mais irregular. Se o motorista está
arriscando tomar multa e andando na faixa do meio, ele deve ter um bom motivo
pra isso, que também pode ser faixa da direita muito estreita, pedaços de
outros veículos no acostamento e tantas outras coisas.
5 – Eles enxergam mais longe
Você pediu passagem (dando seta para a esquerda e não farol
alto) e o motorista respondeu com seta pra esquerda também? Entenda o sinal.
Ele não quer ultrapassar outro veículo antes de você. O mais provável é que
ele, por ver mais longe, esteja vendo outros veículos vindo na direção
contrária e está te sinalizando que se você fizer a ultrapassagem agora, pode
se envolver em um acidente. Quando ele der seta para a direita, aí estará
indicando que o caminho está livre.
6 – Eles, provavelmente, estão dirigindo há horas
E podem estar cansados, sob pressão. Podem ter sido
desrespeitados pelo encarregado, porteiro, carregador, policial, e por isso
podem estar estressados. A atividade de motorista de caminhão é uma das que
mais causa adoecimento no Brasil, por isso, tenha paciência, não provoque, não
xingue, respeite essa atividade.
7 – Eles estão levando a mercadoria que você vai usar
Se você acha que caminhões atrapalham o trânsito, então
imagine você tendo que ir na horta buscar suas verduras e legumes, na roça
buscar seu arroz, no pasto buscar sua carne e até pro Pará buscar seu açaí,
será que dá? Não, não dá. Então, se você ajuda a provocar um acidente com um
caminhão, é a sua mercadoria que não vai chegar ou que chegará mais cara.
8 – Eles são ainda mais lentos na subida
Você está vindo tranquilamente atrás de um caminhão a
90 km/h, aí começou uma subida e a velocidade do caminhão caiu pra 60 km/h. O que
você faz? Sair pela esquerda no momento mais seguro é a melhor opção. Não é
porque o motorista quis. Ele bem que preferiria continuar a 90, mas a maior
parte de nossos caminhões são antigos e podem perder até 50% da sua velocidade
numa subida. Por isso, não fique bravo, se vir que lá na frente tem uma subida,
já saia de trás do caminhão antes ou diminua sua velocidade, evitando batidas
traseiras ou colisões laterais ao tentar ir pra esquerda quando já estiver em
baixa velocidade.
9 – Eles têm mais pontos cegos
Pense nos pontos cegos do seu carro, que tem mais ou menos
uns 4 metros de comprimento. Agora imagine um caminhão com 15 metros. Os pontos cegos
são muito maiores. Existe uma regra que ajuda muito os motoristas de carro: se
você consegue ver o condutor de um caminhão, ele também consegue te ver. Ou
seja, se você colar na traseira de um caminhão, não verá o condutor, aí ele também
não te vê e um acidente pode acontecer (sem falar que é obrigatório por lei
manter distância segura do veículo da frente). O mesmo vale para quando você
estiver na lateral do caminhão ou quando ultrapassá-lo, não volte para a faixa
colado nele, dê espaço para ter certeza que o caminhoneiro te viu entrando na
frente dele.
10 – Eles precisam de (muito) mais espaço para frear
Você está trafegando a 80 km/h e decide que é um bom momento
para ultrapassar um caminhão. Dá uma olhada rápida e vê que tem um espaço entre
os dois caminhões a sua frente. Acelera, passa o caminhão, entra na frente dele
e freia para não colidir com o da frente. Freia na certeza que o caminhoneiro
vai frear também. Mas o que muita gente não sabe é que enquanto um carro comum,
a 80 km/h, precisa de mais ou menos 40 metros para frear, um caminhão com 40
toneladas de carga precisa de 98 metros para parar, já um com 60 toneladas vai
precisar de 108 metros. E tudo isso ainda pode variar de acordo com as
condições da via, o tipo de carga carregada, a tecnologia do caminhão e tantas
outras variáveis que fica muito difícil para o motorista de carro avaliar tudo
isso em milésimos de segundo, quando decide ultrapassar. Por isso, só
ultrapasse quando tiver certeza que é seguro.
Bônus: Eles são, em sua maioria, gente boa
Todo mundo tem uma história pra contar de um caminhoneiro
que fez uma besteira na estrada, mas todo mundo também tem uma história de
médico ruim, eletricista ruim, garçom ruim e por aí vai, ou seja, em todas as
profissões tem gente boa e gente ruim. Sempre que você vir um caminhão fazendo
loucura na pista, olhe em volta e veja quantos outros estão andando
corretamente. Quem anda corretamente não chama atenção, por isso ficamos com a
impressão que motorista de caminhão “é tudo louco”, mas não são. Use a
experiência e perícia que eles têm. Comunique-se com eles no trânsito de forma
amigável e verá como eles podem contribuir para uma relação mais segura e
tranquila no trânsito.
(Por Paula Toco)
CONHEÇA O LIVRO DO ESTRADEIRO NESTE LINK: https://www.clubedeautores.com.br/livro/vida-de-caminhoneiro#.XKtwLFVKjIU
sexta-feira, 16 de janeiro de 2015
COMPANHEIROS DO TRECHO - VIDA DE CAMINHONEIRO
Kody
Márcio Maluquinho
Tiago
Cristiane (Esposa de Tiago)
João Lúcio (Pai)
Luiz (Cigano)
José Antonio (Zé Trovão)
Jean C. de Andrade (Terremoto)
Jorge (Jorginho)
Fernando Volpato (Gaúchinho)
Conheça o Livro - Vida de Caminhoneiro neste Link:
segunda-feira, 1 de dezembro de 2014
AO AMIGO ESTRADEIRO (Maguila)
Homenagem ao amigo,Primo e Padrinho, um caminhoneiro, um violeiro piadista, Janilton Andrade, (Maguila)
Assista no YouTube http://youtu.be/HKN0oVAzYz0
segunda-feira, 27 de outubro de 2014
PASSANDO NA ANTIGA LINHA FERROVIÁRIA
Nessa vida de caminhoneiro, tudo se torna uma aventura...
.
VIDA DE CAMINHONEIRO NESTE LINK:
https://www.clubedeautores.com.br/livro/vida-de-caminhoneiro#.XKtwLFVKjIU
Marcadores:
caminhão,
Caminhões top,
Caminhoneiro,
dia do caminhoneiro,
Jean Andrade,
livro vida de caminhoneiro,
Vida de Caminhoneiro
segunda-feira, 5 de maio de 2014
MORRE UM COMPANHEIRO DE POUSO ALEGRE/MG
Eliane e os demais ocupantes tiveram ferimentos leves e foram encaminhados até a Santa Casa de Mogi Guaçu (SP). Porém, quando os Policiais Rodoviários Zoubaref e Barros chegaram ao hospital apenas dois passageiros do carro foram identificados: o mecânico Claudeir Bomiol, 25, morador do Seac, e o técnico de futebol Márcio de Azevedo, 44, morador do Residencial Europa, ambos em Mogi Mirim.
Segundo a equipe médica, Eliane e um terceiro homem, que não foi identificado no boletim de ocorrência, já haviam deixado o hospital. De acordo com a polícia, ainda na unidade médica, constatou-se que a mulher apresentava sinais de embriaguez.
O local foi periciado e o boletim de ocorrência foi registrado no plantão Permanente da Polícia Civil, que instaurou inquérito para apurar a causa do acidente.
Entre os três ocupantes do Honda Civic, estava o ex atacante do Corinthians e Mogi Mirim "Leto" e sua esposa, eles não se feriram, um dos ocupantes ficou ferido.

Informações do G1 e do Portal Mogi Guaçu
http://pousoalegre.net/noticia/2014/05/caminhoneiro-pousoalegrense-morre-em-acidente-com-ex-idolo-corinthiano/
http://www.portalmogiguacu.com.br/beta/materia.php?id=903
Assinar:
Postagens (Atom)